sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A LENDA DA VITÓRIA-RÉGIA


Leitores do meu Brasil
Doravante vou narrar
Uma lenda popular
Muito conhecida aqui
O relato é relativo
A uma índia guerreira
E à deusa altaneira
Denominada Jaci

É preciso esclarecer
Para que melhor se entenda
As personagens da lenda:
A lua, deusa citada
A índia em referência
Era a formosa Naiá
Uma das lindas de lá
Na tribo muito estimada

Diziam que a tal deusa
Sempre que se recolhia
Para junto levaria
As mais belas da aldeia
Naiá era sonhadora
Queria ser escolhida
Condição foi preenchida
Porquanto não era feia

Quem era experiente
Alertava pro perigo:
"A deusa leva consigo
Mas à vida não devolve
Transforma, pois, em estrela"
A jovem nem se importava
Porque muito admirava
O astro seguir resolve

Certo dia de luar
Bonito, muito brilhante
Uma imagem deslumbrante
No lago se refletiu
Fascinada por aquilo
A mocinha não resiste
Pulando, que cena triste
E nas águas sucumbiu

No lago vendo estampada
A beleza sem tamanho
"A deusa tomava banho"
Pensava nossa heroína
Percebendo a ilusão
Quis voltar, sem conseguir
Não logrou mais emergir
Aquela infeliz menina

Bastante compadecida
Com essa situação
A deusa dá solução
Armou logo a estratégia
Transformou-a em estrela
Mas não estrela normal
E, sim, uma especial
Das águas, vitória-régia

Um comentário:

  1. Oia eu aqui estreando esse lindo e maravilhoso Blog. Está lindo,lindo,lindo....Primeira seguidora e primeiro coments....rsrsrs tô podendo,né? mas também, tinha que começar pela familia,né? rsrsrsrs
    Primo deixa eu te falar uma coisa, eu sou uma apaixonada por imagens...depois pesquise no google ''XILOGRAVURAS'' nem precisa por em todo texto, mas eu penso que ficaria bem legal em alguns textos... No mais está PERFEITO!!!! UM BEIJO DE CÁ e me espere sempre por aqui.

    ResponderExcluir