sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A MAIS BELA FLOR

Lá na China imperial
Num passado já distante
Existiu um jovem príncipe
À coroa postulante
Pelas normas do lugar
Deveria se casar
Pra no trono ter assento
Dessa regra sabedor
O futuro imperador
Agiliza o casamento

Formulou uma disputa
Entre suas pretendentes
Disse que receberia
Numa festa as concorrentes
Uma antiga serviçal
Sabendo, sentiu-se mal
Seu olhar fica tristonho
Pois sua filha, mocinha
Um sentir forte mantinha
O rapaz era seu sonho

Ao contar a novidade
Pr'aquela jovem garota
Qual não foi sua surpresa
Quando ela disse, marota:
"Se assim faz o meu bem
Pra lá eu irei também
Participar do evento"
Sua mãe, sem crer, retruca:
"Menina, ficou maluca?!
Só vão belas, tenha tento!"

A filha logo responde:
"Mamãe, eu estou ciente
Ele não vai me escolher
Porque será exigente
Caso o 'prêmio' não alcance
Ao menos terei a chance
De ficar alguns momentos
Com aquele homem lindo
O qual não vejo saindo
Dos meus doces pensamentos"

Na hora marcada estão
Moças belas, bem vestidas
Ornadas com muitas joias
E todas bem instruídas
Aquela humilde menina
Mesmo assim se determina
Integra a competição
O desafio citado
Pelo príncipe é lançado:
"Escutem com atenção"

"Tenho aqui várias sementes
Dou uma pra cada qual
Aquela que me trouxer
Num período semestral
A mais bela flor, eu caso
Deve ser cumprido o prazo
São seis meses e mais nada"
Finalizando, ele diz:
"Será minha imperatriz
A vencedora esmerada"

Os dias foram passando
Aquela garota meiga
Cuidava da sementinha
Mesmo em jardinagem leiga
Foi zelosa e dedicada
Mas não se viu germinada
Uma plantinha sequer
O tempo dado se esgota
O vaso nos braços bota
E sai a jovem mulher

Em conversa com a mãe
Ela diz: "tive carinho
Tentei cumprir a tarefa
Vou seguir o meu caminho
Não venci o desafio
E levo o vaso vazio
Embora não triunfante
Não terei como marido
Mas fico com meu querido
Por apenas um instante"

Ela chega e vê as outras
Todas com formosas flores
E fica maravilhada
Com aqueles esplendores
Após exame apurado
Surpreende o resultado
Que o príncipe anuncia
Não venceu a flor mais bela
A eleita foi aquela
Que nenhuma flor trazia

O espanto foi geral
E veio a explicação:
"Eram, na verdade, estéreis
As sementes em questão
Por isso minha escolhida
Não foi pela flor trazida
Tampouco por ser beldade
Quem, feliz, eu seleciono
Para ocupar esse trono
Tem a flor da honestidade"


_______________________________

Adaptação de conto chinês

Nenhum comentário:

Postar um comentário